SEMPA, em parceria com o Governo do Estado, realizaram cursos capacitação de caseiro rural e horta rural em SIRN.

SEMPA, em parceria com o Governo do Estado, realizaram cursos capacitação de caseiro rural e horta rural em SIRN.

Os cursos aconteceram nos dias 12 a 18 de maio e foi realizado na Escola Municipal Tenente Eduardo Gomes, localizada no bairro de São Judas Tadeus e no Sítio Santa Lúcia e na Areia demonstrativa da SEMPA localizada na estrada do Aeroporto , um Curso de Caseiro Rural e Curso de Hortais Caseiras, ministrado pela equipe da SEPROR engenheiro agrônomo Portugual.

O evento contou com a participação de 40 pessoas. Durante o curso os participantes aprenderam aulas teóricas sobre critérios para instalação de uma horta doméstica, função da ferramentas na eficiência e rendimento dos trabalhos em uma horta caseira, preparo do terreno, tipos de hortaliças dentre outras técnicas para a construção de um bom local para o plantio de sua horta.

No encerramento do curso, foi feita a distribuição de folders sobre a atividade, fornecidos pela SEPRIR . " É preciso pouco para fazer uma horta, no entanto, a atividade exige atenção e cuidado. A escolha certa do local e o preparo do terreno são essenciais para um bom resultado. Vale ressaltar que algumas hortaliças devem ser plantadas primeiro num canteiro especial (caixas ou copinhos),e depois transplantadas em um canteiro definitivo. Disse Portugal.

O secretario Jandercy Andrade comentou a importância dos cursos no município. " Além de melhorar a qualidade da alimentação, com o consumo de hortaliças frescas e variadas; reduzir os gastos com a compra desses produtos e prevenir doenças uma vez que as hortaliças são indispensáveis para o bem da saúde." Finalizou secretário.